quarta-feira, 28 de julho de 2010

A chance de crescer

A quarta-feira tem dois grandes jogos, mas vim até aqui pela sanção do presidente Lula à lei que modifica o Estatuto do Torcedor. Se o Governo, a CBF, os clubes, a Justiça e a polícia conseguirem cumprir a nova legislação com rigor, o futebol brasileiro dará um gigantesco salto de qualidade, em todos os níveis. No dia que todo baderneiro que provocar tumulto e praticar ou incitar a violência em estádios for mesmo identificado e julgado como criminoso que é, então o futebol se transformará em um grande braço da economia, da indústria do entretenimento, do turismo e da inclusão social. O futebol é uma paixão nacional, mas milhões de brasileiros sequer passam perto de um estádio em dia de jogo por falta de conforto e segurança. Tomara que o futebol brasileiro não perca essa chance de se transformar. Tomara que não a perca a chance de se livrar do mal que oimpede de crescer.

Os benefícios da mudança
O futebol vai melhorar muito se o Estatuto do Torcedor for respeitado por dois motivos. O primeiro é notório: sem violência, estádios de futebol se tornarão atrativos para a enorme parcela de torcedores que amam o esporte, mas não gosta de entrar em um banheiro fedorento com latrina e nem de ser ameaçado ou agredido porque a manga de sua blusa é da cor do time rival. Se evoluirmos ao nível mínimo de civilidade, em que cada um tenha o direito de torcer para quem quiser, então nossos estádios ficarão pequenos para tanta gente.

Recursos
O segundo grande benefício de um futebol sem violência será o incalculável crescimento na capacidade de investimento dos clubes. Estádios lotados, claro, vão gerar rendas melhores, mas esse será apenas um dos ganhos dos clubes. O aumento da média de público vai gerar ganhos significativos em outras áreas, como contratos de patrocínio, cotas de TV (quanto melhor for o campeonato, maior o valor alcançado com a venda dos direitos de transmissão), venda de produtos licenciados e de produtos oficiais. Com mais dinheiro, os clubes poderão manter seus melhores jogadores por mais tempo e contratar reforços de mais qualidade. O Campeonato Brasileiro vai melhorar em todos os aspectos e será um dos melhores do mundo. Tudo isso, claro, se o reformulado Estatuto do Torcedor for levado a sério. É até difícil imaginar isso, mas todos os países que combateram o vandalismo com tolerância zero se deram bem. Tomara que dê certo aqui também.


Por: Júlio Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© 2010 Agência Esporte. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.
by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru