sábado, 24 de julho de 2010

Dois pontos, o preço a pagar

Walter Minhoca marca Souza. Jogo fraco justifica o placar em Campinas. Foto: Mateus Reche/Futura-Press

Com o empate por 1 a 1 diante do Ipatinga, a Ponte Preta desperdiçou mais dois pontos no Majestoso. Dos 15 disputados em casa até agora, a Macaca ganhou apenas oito. É muito pouco. Um time que quer subir para a Série A precisa ter esse aproveitamento como visitante. Diante da própria torcida, tem de ser de 80% pra cima.

A Ponte Preta teve mais posse de bola, lutou muito, atacou muito, mas cometeu duas falhas.

A primeira delas foi desperdiçar oportunidades. A Série B é tão equilibrada que mesmo um time com campanha tão ruim como a do Ipatinga consegue equilibrar partidas contra qualquer adversário.

A Macaca jogou dez vezes na Série B e nada menos do que oito partidas terminaram com placar igual ou com apenas um gol de diferença.

Quase todos os jogos são equilibrados e por isso cada boa chance perdida custa muito caro.

Na metade do primeiro tempo, a defesa do Ipatinga entrou em pane e permitiu que a Macaca criasse quatro ou cinco chances seguidas de abrir o placar. O gol não saiu e o Ipatinga deu sequência ao seu plano inicial de jogo.

Apesar das chances perdidas, a torcida seguiu empurrando o time durante todo o segundo tempo, até que Reis fez 1 a 0, já aos 38’.

Aí veio o segundo erro da Ponte, gravíssimo.

Jogo em casa, com menos de dez minutos para o final e contra um time fraco, desesperado e aberto. Não dá pra ceder o empate. É preciso valorizar a posse de bola, gastar o tempo e se possível explorar os vazios no campo adversário para definir a partida. A Ponte não fez nada disso, levou um gol aos 42’ e viu a distância para o G4 aumentar.

Na entrevista coletiva, Jorginho elogiou a equipe e disse que o placar não foi condizente com o que as duas equipes mostraram em campo. Concordo que o time se entregou, se posicionou bem e encurralou o Ipatinga. Mas o resultado foi reflexo do que os dois times mostraram.

A Ponte falhou em momentos cruciais e pagou caro por seus erros. Pagou com mais dois pontos preciosos perdidos no Majestoso.

Por Júlio Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© 2010 Agência Esporte. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.
by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru